O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde qualificado, sendo recomendado sua realização por fonoaudiólogo, odontólogo ou médico.
Sim. Como é lei, o ideal é que o teste seja realizado antes da alta hospitalar, para evitar as dificuldades na amamentação ocasionadas pela língua presa, sendo anotado seu resultado na caderneta de saúde. Caso não tenha sido feito na maternidade, pode ser realizado até o 6º mês de vida.
Consulte um profissional qualificado para realizar a avaliação do seu filho. O fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial é o profissional indicado para realizar a avaliação dos movimentos da língua durante a mastigação, deglutição e fala, e dizer se a língua presa está interferindo nessas funções.
Um estudo recente na área de histologia evidenciou que não é possível alongar o frênulo lingual por meio de exercícios. A partir de um estudo longitudinal, também ficou comprovado que ele não muda de posição ao longo da vida. Sempre que houver uma limitação do movimento da língua causada pelo frênulo lingual, o mesmo deve ser liberado, assim que o diagnóstico for realizado. Esperar até os 5 anos poderá levar ao desenvolvimento de adaptações e compensações para realizar as funções de sugar, engolir, mastigar e falar, comprometendo principalmente a alimentação e a comunicação.